Sapateira Recheada

     1 sapateira (média)
     maionese (2 colheres de sopa bem cheias)
     1 pãozinho (equivalente a uma carcaça ou 1 tira de pão grosso)
     2 ovos XL (cozidos)
     cerveja branca
     sal
     pickles (1 colher de sopa, picados)
     coentros ou salsa picada
     pão torrado (fatiado) ou tostas

     Numa panela com água a ferver  com meia cebola lavada (sem tirar a casca) e uma mão cheia de sal, coze-se a sapateira (por + ou - 1 kg, são 20 minutos) e depois de cozida, deixa-se arrefecer meia hora. Se forem 2 sapateiras pequenas, cozem em 10minutos (e no fim de pronta a receita, distribui o preparado com uma colher, pelas duas carapaças).
     Depois de cozida: 1º) deixa-se arrefecer a sapateira, 2º) tirar as patas, 3º) com a parte de cima da carapaça em cima da mesa, segurando a sapateira com força na parte de trás e com uma faca (forte) enfiada na parte da frente da sapateira, puxar com força para cima, até sair tudo o que está dentro: há umas coisinhas acinzentadas que dizem ser os pulmões, isso NÃO se pode comer! depois se a sapateira for fêmea, tem umas coisinhas vermelhas, que são as ovas, isso aproveita-se!  depois há o miolo da sapateira que está dentro de uma casca, que se corta com a faca de serrilha e tira-se o miolo todo, com um garfo; as pernas da sapateira martelam-se com o maço de madeira, próprio para mariscos; tira-se também o miolo das patas, com cuidado para que não leve bocados de casca agarrados.
( Isto é o que dá mais trabalho a fazer, agora o restante, é muito fácil!)
     Põe-se o miolo da sapateira (parte branca) e mais as ovas (grãozinhos vermelhos), dentro de uma tigela grande, depois com um garfo, esmague o miolo e as ovas (se tiver), depois junte a maionese, misture com o garfo, junte o miolo de pão esfarelado (escolha pão do dia anterior), mexa bem com o garfo, depois junte os ovos cozidos, picados (com a faca) e agora mexa com uma colher de pau, junte só um pouco de cerveja, de maneira que o creme não fique muito líquido, o creme tem que ficar, de maneira que dê para barrar pão! por fim junte os pickles picados na picadora, prove, veja se está bom de sal e se precisar, deite mais um pouco, misture bem com a colher de pau, deite na carapaça da sapateira, depois de lavada debaixo da torneira ou lave com um pouco de cerveja! pode polvilhar com coentros ou salsa picados, se quiser pode colocar um pouco de clara de ovo picado, que tenha reservado para enfeitar, fazendo intervalos entre os coentros! Fica com melhor apresentação!
     Ponha no frigorífico, para a maionese refrescar durante 30 minutos. Depois, antes de ir para a mesa, coloque a sapateira recheada, numa travessa, se a travessa não for de inox, convém colocar por baixo da carapaça, uma ou duas folhas de alface, para não riscar a travessa! depois, é só servir com uma colher, para os pratos; e cada um, com uma faca de sobremesa, barrar o seu pão torrado. Também podem ser tostas.
     Pode comprar a sapateira já cozida, mas fica muito mais cara! se tem pouco tempo, pode cozer a sapateira e guardar no frigorífico, embrulhada em película aderente, para fazer o restante no dia seguinte.
Esta receita, é indicada para festas de fim de ano! para aqueles que preferem um gostinho a marisco, em vez de doces. Acompanhe com uma taça de espumante e 'Feliz Ano Novo'.

voltar à página inicial