Mini
Pastéis de Nata
Ingredientes para a massa folhada: 250g de farinha, 250g de margarina de soja, cerca de 1,5dl de água e um pouco de sal.
Derreta o sal na água morna. Coloca-se a farinha sobre a mesa, faz-se uma covinha ao meio e deita-se a água; amassa-se com as mãos até formar uma bola, deixa-se descansar cerca de 20 minutos.
Depois estende-se a massa sobre a mesa enfarinhada e com o rolo da massa estende-se até formar um rectângulo, pegue na margarina e espalhe bocadinhos sobre a massa toda, depois dobre a massa ao meio da esquerda para a direita, depois dobre novamente de baixo para cima (2 dobras).
Estende-se de novo com o rolo (com ajuda de farinha) novo rectângulo, coloca-se de novo mais uns bocadinhos de margarina e faz-se de novo as mesmas dobras com a massa (já tem 4 dobras). Coloque no frigorífico durante meia hora, embrulhada em película aderente para que esfrie,
porque fica mais fácil para o trabalho que se vai seguir.
Agora estenda a massa com o rolo de maneira que fique um rectângulo de massa fina, com este rectângulo enrole a massa com os dedos dando-lhe a forma de um rolo comprido, que depois vai cortá-lo em fatias de 1,5 cm cada uma. Coloque cada uma das fatias em forminhas pequenas (tipo alumímio, à venda em Hipermercados) untadas de margarina, acalque com os dedos primeiro no fundo e depois à volta das formas.
Ingredientes para o Recheio: 2,5dl de natas, 4 gemas, 1 colher de chá bem cheia de farinha fina (a mais fina é a farinha Flor da Branca de Neve) e 100g de açucar
Recheio: prepara-se o creme misturando os ingredientes com uma vara de arames (sem bater, só misturar), 1º o açúcar, depois as gemas, depois as natas e depois a farinha. Vai ao lume mexendo com uma colher de pau até levantar fervura, retira-se do lume e quando estiver morno (quase frio), deita-se nas formas já cobertas com a massa de folhados. Vão ao meio do forno, dentro de um tabuleiro coberto de papel vegetal, a 220º até começarem a notar que a massa folhada já está a alourar, é mais ou menos 15 a 20 minutos; depois passa-se o tabuleiro para a parte de cima do forno, mais 15 minutos a 150º para alourar o creme. Apaga-se o forno, deixa-se ficar mais 5 minutos e depois tiram-se das forminhas com a ajuda de duas facas de bico, uma de cada lado, para os pasteis sairem direitinhos e sem queimar os dedos.
Convém virar o tabuleiro a meio da cozedura da massa folhada, para que os pasteis do lado de dentro não fiquem com pontas esturricadas (ao fim de 10 minutos, vire a parte de dentro do tabuleiro para a parte de fora, assim ficarão todos iguais).
Sirva ao natural, ou polvilhados de açúcar de pasteleiro e canela.
Nota: para não perder tanto tempo, pode fazer a massa folhada e congelá-la já enrolada e cortada com separadores de película aderente (embrulhada em película aderente e dentro de um saco de congelar alimentos bem fechado); assim, depois é só fazer o creme e pôr nas
forminhas para levar ao forno. Se for de um dia para o outro pode ficar no frigorífico sem congelar.
Faça uma surpresa às suas visitas e prepare os seus pasteis de nata, vai ver como é fácil... e num dia frio aquece a sua cozinha.
voltar à
página inicial
|