Canja de Galinha, Galinha no Forno, ou Galinha frita

Canja de Galinha:
Cose-se a galinha depois de bem lavada, se tiver pêlos, acende-se o lume e passa-se a galinha pela chama para chamuscar os pelos que de seguida raspam-se com uma faca, então depois de bem lavada, mete-se a mão por dentro para lavar também e tirar tudo o que estiver dentro, aproveita-se o fígado e ovos se os tiver; o resto deita-se fora.
Então põe-se a galinha dentro da panela meia de água já a ferver, e deixa-se cozer com uma mão cheia de sal, durante 1 hora em lume médio; ao fim desse tempo, de vez em quando, espeta-se um garfo para ver se está bem cozida e ver se está coberta pela água, senão acrescenta-se mais um pouco de água de vez em quando.
Quando a galinha estiver quase cozida lava-se o fígado e os ovinhos que trazia dentro e junta-se à galinha, três colheres de sopa de arroz bem lavado; se a galinha for muito gorda, com uma concha da sopa, vai-se tirando a gordura que fica no cimo da panela e deita-se fora, para que a canja não fique enjoativa. Depois de cozida tira-se para um tabuleiro, desfia-se uns bocadinhos do peito da galinha, junta-se e a sopa está pronta.

Galinha no Forno:
A galinha depois de cozida pode pôr-se inteira num tabuleiro, pôr no forno, barrada de margarina e um pouco de sumo de limão (na parte de cima do forno) para ficar corada; pode ser servida acompanhada de salada de alface ou agriões, ou com puré de batata.

Galinha Frita:
A galinha depois de cozida pode partir-se em bocados e fritar numa frigideira com óleo e com uma tampa. A carne por dentro fica tenra e à superfície estaladiça.

voltar à página inicial