Filhós de Natal

Ingredientes:
1 Kg de farinha de trigo,
500gr de abóbora,
2 laranjas,
1 cálice de aguardente,
15gr de fermento de padeiro,
sal,
óleo para fritar,
açúcar e canela para polvilhar.

Desfaz-se o fermento de padeiro, num pouco  de água morna, temperada de sal.
Põe-se a farinha num alguidar, faz-se uma cova ao meio, onde se deita o fermento.
Mistura-se tudo, junta-se a abóbora cozida e reduzida a puré (no passe-vite) e o sumo das laranjas.
Amassa-se tudo muito bem com a mão, quando a massa começar a fazer bolhas, junta-se a aguardente, continua-se a amassar até que a aguardente fique bem envolvida na massa. Tapa-se o alguidar com um pano da loiça e agasalha-se com uma manta, coloca-se num sítio aquecido (perto de um calorífero, não encostado), até a massa atingir o dobro do volume.
Com as mãos molhadas em água fria, retiram-se bocados de massa, que se moldam: esticando com as mãos, até fazer filhós de massa fina.

Numa frigideira alta, com óleo bem quente, deitam-se as filhós da seguinte forma: com a mão esquerda pega-se numa ponta da massa e com a direita pega-se num garfo e coloca-se a outra ponta da massa, dentro do óleo, de maneira que ao largar as duas pontas mais ou menos esticadas, a filhós fique direita! deixa-se ficar lourinha vira-se com uma escumadeira para alourar do outro lado e retira-se para uma rede só por uns segundos para não ficar encharcada no óleo, logo de seguida deita-se num prato onde já tem o açúcar misturado com a canela (utilize um saquinho de plástico para misturar o açúcar com a canela), é mais fácil assim.

Sirva numa travessa, onde cada um vai tirar uma filhós para o seu prato.

voltar à página inicial