Farófias

Ingredientes:
175gr de açúcar,
4 ovos,
1 colher (sobremesa) de farinha Maizena,
7,5dl de leite,
casca de limão,
canela em pó

Separam-se as gemas das claras, batem-se as claras em castelo e quando estiverem bem firmes, juntam-se 50gr de açúcar, continuando a bater até ficar bem espesso. Leva-se o leite ao lume num tacho, com o restante açúcar e a casca de limão, quando ferver, reduz-se a chama, deitam-se as gemas com colheres de sopa ou com a colher grande (de servir arroz), separadas umas das outras, volte-as para cozerem dos dois lados; retiram-se com uma escumadeira e colocam-se numa travessa que não seja muito rasa.

Deixa-se arrefecer o leite que cozeu as farófias, junta-se a esse leite a farinha Maizena desfeita num copo, com um pouco desse leite ou mesmo água morna, leve ao lume mexendo sempre até engrossar, junte as gemas, mexa com a colher de pau bem rápido, com a chama no mínimo e só uns segundos. Deite esse molho por cima das farófias e polvilhe com canela.
Sirva frio, em pratos de sobremesa.

Também pode fazer leite creme "Royal" aproveitando o leite de cozer as farófias (passado num passador de leite) se medir meio litro, conforme está no pacote do preparado para leite creme! e no fim, deitar o leite creme por cima das farófias, em vez da farinha Maizena e das gemas de ovos! e polvilhar na mesma com a canela. Isto se tiver que utilizar as gemas noutro doce qualquer e que lhe sobrem só as claras dos ovos! guardam-se tapadas no frigorífico, 2 dias não se estragam.

voltar à página inicial