Doce de Maçã Golden

Corte maçãs Golden já descascadas e coloque-as num tacho com água a cobri-las; tape o tacho e com o lume baixo, deixe-as cozer. Depois de cozidas escorra-as como faz para escorrer batatas, depois ponha-as num passevite durante meia hora, para que acabem de escorrer completamente.

Agora passe-as pelo passevite, ponha-as dentro de uma tigela de plástico (escolha uma tigela leve, porque escusa de estar a descontar o peso da tigela, pese as maçãs com a tigela e calcule metade em açúcar (ex: 400g de puré de maçãs com tigela, vai dar 200g de açúcar) e pode aproveitar a mesma tigela onde pesou as maçãs, para colocar devagar o açúcar até fazer 600g= (400g de puré de maçãs + 200g de açúcar). Depois mexa bem com uma colher de pau.

Agora deite no tacho (que pode ser o mesmo onde cozeu as maçãs, mas primeiro, passe-o por água, para que ao fazer o doce não fique pegado ao fundo do tacho) ponha um pau de canela e mexa em lume brando com a colher de pau, até fazer o ponto de estrada (que é quando o doce fica mais espesso e com a colher de pau, passa no fundo do tacho de um lado ao outro e vê formar um carreiro, faça esse carreiro duas ou três vezes, apague o lume e continue a mexer até que arrefeça um pouco, depois coloque dentro de uma tigela de sopa e quando estiver completamente frio, cubra com papel aderente e ponha no frigorífico (na parte menos fria).

É bom para pôr em fatias de pão, tostas ou bolachas de água e sal para acompanhar o seu chá.

Pode fazer outros doces, de cenoura, de outro tipo de maçãs, de abóbora, da mesma forma, sempre metade de açúcar; menos o de tomate que como não é um fruto doce, requer mais açúcar, aí juntamos quantidade igual de açúcar e o tomate é passado cru no passavite depois de tirar as peles e grainhas; se estiver bem escorrido depois de esmagado, também se faz rápido, senão, vai ficar mais tempo ao lume e a mexê-lo, até se tornar espesso.

O pau de canela é imprescindível em todos os doces.

Faça os seus doces, pois não têm conservantes e são, sem excesso de açúcar. Aproveite a fruta que vem com amolgadelas, tirando essas partes amolgadas, não desperdice.

voltar à página inicial