Borrego Guisado
(ou ensopado de borrego)

500 gr. de borrego da parte das costelas ou só costeletas (conforme o gosto) 3 tomates maduros, 2 dentes de alhos, azeite, sal, 1 cenoura grande ou duas pequenas, batatas pequeninas brancas de assar, ou pão torrado.

Corta-se o borrego em pedaços, lava-se, põe-se numa saladeira e deita-se sal.

Numa frigideira alta (de duas asas), ou num tacho de barro, põe-se no fundo o tomate lavado e partido aos bocados, coloca-se na chama, no mínimo, mexe-se com uma colher de pau, deita-se os alhos descascados e lavados (inteiros), um copo de água, coloca-se o borrego, tempera-se com um fio de azeite, mexe-se com a colher de pau, coloca-se a chama na posição média e tapa-se o tacho com uma tampa, durante 20 minutos, mexendo de vez em quando, para não se pegar ao fundo e se for preciso deita-se mais um pouco de água.

Descasque batatinhas pequenas de assar e parta-as ao meio, lave-as e junte, também uma cenoura grande cortada ao meio (duas vezes), ou seja em quatro palitos, tire a parte esbranquiçada do meio e corte em vários pedaços, mexa (tenha atenção: o molho tem que cobrir as batatas), tape novamente o tacho e reduza a chama, 15 minutos e está pronto.

Para preparar o ensopado, faça exactamente da mesma forma, só que não leva batatas! depois do borrego já guisado, com bastante molho, torre fatias de pão e coloque-as inteiras no fundo do prato, depois coloque o guisado sobre elas, com uma colher grande, deite molho sobre o pão, fica delicioso! Há uns pães fatiados nos hipermercados, que lhe chamam cabeçudos, liga muito bem com este cozinhado.

Nota: Se preparar este guisado num tacho de barro, saiba que quando o tirar do lume, não pode pô-lo quente em cima da mesa ou da pedra da cozinha, deve ter um suporte em cortiça ou um prato também de barro que seja um tamanho acima do tamanho do tacho.

Sempre que cozinhe num tacho de barro, deve aquecê-lo levemente em cima do fogão, antes de levantar a chama, senão arrisca-se a ficar sem tacho e sem o cozinhado e só pode usar colher de pau. Mas vale a pena, porque a comida fica com um gosto especial, não só para guisados mas também para caldeiradas, vários tipos de arroz: arroz de grelos, arroz de tomate, de farinheira...

Para lavar este tipo de loiça, não misture dentro do lava-loiças, lave-o à parte, pondo detergente da loiça na esponja e não raspe o fundo com talheres, só com a colher de pau, ou pode deixá-lo um bocadinho de molho com água, antes de lavar.

Na figura, pode ver um tacho de barro, da nossa loiça de Barcelos, comprado num hipermercado, procure que está online, não é caro! e enfeita a sua mesa.

voltar à página inicial