Arroz de Polvo

Coze-se o polvo (veja receita neste site), guarde a água e prove, se estiver salgada misture com água da torneira; por exemplo: pode pôr 2 tigelas tigelas de água de cozer o polvo e 1 de água da torneira.

Numa frigideira alta, coloque um fio de azeite, dois dentes de alhos picados e deixe alourar um pouco (chama no mínimo), depois deite a água de cozer o polvo medida por três tigelas (sopa), para uma tigela (igual) de arroz. Espere que a água ferva e enquanto isso, lave o arroz bem lavado, por 3 ou 4 vezes até que veja que a água da lavagem começa a ficar limpa, escorra bem o arroz e deite-o no caldo que cozeu o polvo (baixe o lume até ao mínimo) e deixe cozer por 5 minutos, com o tacho quase tapado.  Corte o polvo em rodelas grossas e no fim do arroz cozido, apague o lume, deite o polvo, mexa com um garfo e se gostar pode cortar coentros e misturar também.

O polvo pode ser cozido no dia antes, para lhe facilitar o tempo disponível, desde que o guarde sem água, num recipiente fechado, dentro do frigorífico.
Escolha arroz agulha, que tem os bagos mais compridos, para ficar um arroz solto! recomendo o 'Cigala'.

voltar à página inicial